Como foi seu 2018?

Durante toda a minha vida, fui apaixonado por tirar minhas ideias do papel, mas o sucesso não foi logo de cara. Quebrar três vezes não foi legal, mas me trouxe grandes aprendizados ao longo da vida.

Em 2018, pude olhar para trás e ver tudo aquilo que construí durante esses 17 anos com o Reclame AQUI. Posso também dizer que este ano foi um marco para a empresa. Houveram mudanças, ampliações, novas parcerias e uma gratidão enorme em compartilhar tudo isso com pessoas incríveis.

Ver a empresa crescer também me fez crescer. E me fez perceber que não faz muito sentido acumular somente riqueza, o legal é ter um negócio que melhore a vida das pessoas de fato. Por isso, durante todo o ano, trabalhamos por um mundo melhor.

Fizemos eventos marcantes, como o RA Trust Experience (não queria falar nada não, mas QUE EVENTO, meus amigos). Foi um dia histórico para o Reclame AQUI. De fato, um divisor de águas para todos nós. Quebramos o paradigma de que, apesar do nome, nossa companhia é muito mais que um site de reclamações e sim um site que representa relações de confiança e reputação entre consumidores e empresas.

Também adquirimos a Trustvox, a maior empresa de reviews do Brasil. Melhorar a experiência de compra dos consumidores que entraram na plataforma do Reclame AQUI é nosso objetivo. Assim como queremos que os e-commerces ampliem suas vendas e melhore a relação de confiança com o seu cliente e a reputação da marca.

Pudemos ver e mostrar às companhias que o consumidor de hoje não é o mesmo de antes, e a forma de atendê-lo deve evoluir da mesma forma. Entendemos que não é o que você faz, mas como você faz. Vimos que nem sempre os melhores profissionais são aqueles que chamam toda atenção para si ou que falam bastante. Ah, meu caro... a gente cresceu demais! Vamos até para Portugal ano que vem!

Olhar para trás e ver toda essa minha trajetória, como pessoa e como profissional, não tem preço. Eu sei o quanto foi difícil chegar até aqui, nem tudo foi um mar de rosas. Mas encarar cada momento de corpo e alma e, principalmente, de cabeça erguida, me dá forças para continuar lutando pelas pessoas desse país.


Sobre o Autor

Maurício Vargas
Idealizador e fundador do ReclameAQUI, site considerado protagonista da revolução nas relações de consumo entre empresas e os consumidores no Brasil. Iniciou sua carreira na área de Relacionamento com Cliente em 2001 e, desde então, já falou para mais de 50.000 pessoas em cursos, MBA e eventos nacionais e internacionais sempre com o foco em relacionamento com o cliente e a disruptura do consumidor. Atualmente, Maurício Vargas é presidente do ReclameAqui, CEO do Sapato Laranja - Espaço de Inovação e do O Mediador, plataforma de ODR (Resolução de Conflitos Online).