Sua empresa é feita de que?

Me diz aí: sua empresa possui algum valor? Você, meu caro empresário, sabe o que são valores de fato? Não estou falando de dinheiro no bolso e, talvez, seja essa uma das principais falhas de algumas companhias. Valores são motivações, respeito, são pessoas. É o que faz com que o seu negócio esteja ativo todos os dias. É o que faz ter uma equipe feliz e satisfeita.

No Reclame AQUI, prezamos pelos nossos funcionários sempre. Não é à toa que o primeiro dos nossos dez mandamentos é “as empresas são feitas por pessoas”. Mesmo com toda a diversidade, prezamos pela conexão e harmonia entre elas. Onde ter um ambiente de trabalho saudável é muito mais importante do que bater metas.

Há alguns meses, eu e os meus sócios decidimos contratar alguns psicólogos para acompanhar a empresa em algumas atividades. O motivo? Calma, ninguém aqui é mais louco do que eu. Foi só para nos ajudar a entender algumas coisas nessa nova fase de crescimento da companhia.

Depois de um tempo, os especialistas puderam afirmar uma das coisas que eu mais gostaria de ouvir: que os nossos funcionários são muito felizes trabalhando com a gente e super dispostos a agarrar novas oportunidades todos os dias. Saber disso me deixou muito feliz! Porque são coisas assim que fazem uma companhia crescer, criar sua própria identidade e ter seu próprio valor.

E no Reclame AQUI é assim! Prezamos pela troca de experiências. Ninguém tem uma mesa ou uma sala particular, sentamos todos juntos. A Ymair, que nos ajudava na limpeza, hoje faz parte da equipe de atendimento. Já a Mônica, tem 70 anos de idade e ainda tem crescido muito na empresa. Prezamos também pelo respeito. Não importa a idade, o gênero e nem o tom de pele, todos têm espaço para trabalhar aqui. Valorizamos a transparência, a confiança e, principalmente, as pessoas.  

São as motivações que fazem a equipe ser um dos principais pilares de uma companhia. É por isso que eu não me importo em fazer todo tipo de melhoria dentro da minha empresa e dar conforto e oportunidades aos meus colaboradores. É por isso que eu não me importo em brigar pelos direitos dos consumidores do Brasil inteiro! Eu quero mesmo é ter um negócio que melhore a vida das pessoas e não que acumule somente riqueza. Esse sou eu!

Hoje, eu tenho a total certeza de que não escolhi a empresa, eu escolhi as pessoas. Você pode até me chamar de louco, mas é isso! Quero cuidar de pessoas, quero felicidade, quero valorização de pessoas, quero acolhimento, quero respeito, quero festa, quero parceria, quero amigos, quero coisas boas, quero que todos continuem se sentindo bem no ambiente de trabalho.

É claro que também quero produção, números altos, trabalho duro e uma boa administração. Confesso que já passamos por muitos perrengues nesses 18 anos de estrada e percebi que nem tudo é oba oba, mas continuo batendo na mesma tecla: se não for com alegria, valorização e cuidado, de nada valerá a pena o esforço de se tornar uma das maiores empresas do Brasil.


Sobre o Autor

Maurício Vargas
Idealizador e fundador do ReclameAQUI, site considerado protagonista da revolução nas relações de consumo entre empresas e os consumidores no Brasil. Iniciou sua carreira na área de Relacionamento com Cliente em 2001 e, desde então, já falou para mais de 50.000 pessoas em cursos, MBA e eventos nacionais e internacionais sempre com o foco em relacionamento com o cliente e a disruptura do consumidor. Atualmente, Maurício Vargas é presidente do ReclameAqui, CEO do Sapato Laranja - Espaço de Inovação e do O Mediador, plataforma de ODR (Resolução de Conflitos Online).