Qual sua melhor experiência bancária?

Alguma vez você já trocou de celular e tentou transferir seus aplicativos bancários para o novo aparelho? Vou te contar uma história.

Eu sou cliente do banco roxo, do banco laranja, do banco vermelho e do banco preto. Um dia, eu troquei de celular. Fui até a loja da marca do meu aparelho, dei meu celular e, em troca, peguei um mais novo. Até aí, tudo bem.

No outro dia, eu tinha que pagar as minhas contas e pensei que seria fácil baixar todos os meus apps novamente, sem nenhum problema. Mas, não. Passei raiva! 

No banco vermelho, pra eu instalar o app e ter tudo funcionando novamente, eu tinha que ir até a agência. Só de pensar já me cansou. Bom, fui na agência, e dei graças a Deus que é do lado do Reclame AQUI. Fui informado que teria que ir ao caixa de autoatendimento fazer todo o procedimento, mas quando cheguei lá, o caixa não estava funcionando. 

Então, entrei na agência, quis falar com algum atendente, mas me deparei com uma fila enorme que me cansou só de olhar. Como eu tinha uma reunião marcada, voltei para a empresa e deixei de pagar a conta naquele dia.  

Resolvi trabalhar com o banco roxo. Mas já fiquei meio apreensivo, até porque o banco não tem nenhuma agência física. Pensei comigo mesmo: será que vai ser a mesma coisa igual foi com o banco vermelho? E não! Durou 2 minutos para fazer todo o procedimento de transferência do aplicativo. Eu só tirei uma selfie, enviei e pronto.

No banco laranja, eu nem fui lá ainda, porque é um pouco mais longe e sou obrigado a ir na agência. Pensar em ir nos outros bancos também já me deu um desânimo enorme.  

Nós queremos experiência, o consumidor quer experiência. E não é tão difícil quanto parece proporcionar isso. As ideias de como tornar o negócio melhor surgem a partir do relacionamento com o cliente. Preze por isso! 

Oferecer uma experiência diferente e memorável ao consumidor é imprescindível. Ou seja, mais do que vender um produto, é preciso vender serviços. Bons serviços. Depois, toda a experiência de um cliente pode ser repassada para vários outros, encantando ainda mais gente. 


Sobre o Autor

Maurício Vargas
Idealizador e fundador do ReclameAQUI, site considerado protagonista da revolução nas relações de consumo entre empresas e os consumidores no Brasil. Iniciou sua carreira na área de Relacionamento com Cliente em 2001 e, desde então, já falou para mais de 50.000 pessoas em cursos, MBA e eventos nacionais e internacionais sempre com o foco em relacionamento com o cliente e a disruptura do consumidor. Atualmente, Maurício Vargas é presidente do ReclameAqui, CEO do Sapato Laranja - Espaço de Inovação e do O Mediador, plataforma de ODR (Resolução de Conflitos Online).