Uma questão de tempo

A decisão de um juiz do Rio de Janeiro de dar um basta na sucessão de queixas de consumidores contra o site de vendas online Americanas.com – atendendo a uma denúncia do Ministério Público – pode ser um importante divisor de águas na história do e-commerce brasileiro.

 

O magistrado carioca não titubeou ao tomar conhecimento da denuncia encaminhada pelo MP relatando casos de  consumidores que compraram produtos do site, pagaram, mas que não viram a cor da mercadoria. Condenou a empresa a cumprir todos os prazos de entrega estipulados. Em caso de descumprimento da norma, o site será obrigado a pagar multa de R$ 500 por atraso.

 

A ação judicial que condenou a Americanas.com poderia ter ocorrido com qualquer uma das dezenas de sites de compras. A lista de reclamações contra essas empresas, principalmente pelo atraso na entrega, não para de crescer como pode ser verificado no www.reclameaqui.com.br

 

Particularmente acredito que casos como esse devem aumentar nos tribunais de justiça pelo País afora. Ao julgar pelos comentários irados dos consumidores que ainda não receberam produtos, pasmem, alguns ainda adquiridos antes do natal, acredito que vários deles se já não acionaram, estão em vias de protocolar a denúncia junto aos órgãos competentes.

 

Agora o que me deixa mais intrigado é o fato de mesmo com o SAC dessas empresas e – principalmente o www.reclameaqui.com.br – estar abarrotado de denúncias de consumidores exigindo o cumprimento dos prazos, tais lojas continuam vendendo, como se tudo estivesse normal. O julgamento do consumidor pode ser ainda mais rigoroso.

 

O fato é que o e-commerce brasileiro, para ganhar maioridade, precisa crescer, principalmente em relação a qualidade de serviço e tratamento dado ao consumidor. Um pequeno buraco no casco de um navio pode parecer insignificante diante do tamanho da embarcação, mas se o vazamento não for consertado é certo que o navio irá à pique. É só uma questão de tempo.


Sobre o Autor

Maurício Vargas
Idealizador e fundador do ReclameAQUI, site considerado protagonista da revolução nas relações de consumo entre empresas e os consumidores no Brasil. Iniciou sua carreira na área de Relacionamento com Cliente em 2001 e, desde então, já falou para mais de 50.000 pessoas em cursos, MBA e eventos nacionais e internacionais sempre com o foco em relacionamento com o cliente e a disruptura do consumidor. Atualmente, Maurício Vargas é presidente do ReclameAqui, CEO do Sapato Laranja - Espaço de Inovação e do O Mediador, plataforma de ODR (Resolução de Conflitos Online).