Workshop supera expectativa de público e Reclame Aqui comemora sucesso

Troca de experiências, espaço para sugestões, além de oportunidade para adquirir conhecimento sobre o novo perfil do consumidor foram os destaques da segunda edição do workshop ‘O consumidor 2.0 quer falar com sua empresa’, promovido pelo Reclame Aqui. O evento aconteceu quinta-feira (1 ), no Hotel Tryp Paulista, em São Paulo (SP).

Cerca de 160 empresas interessadas em aprender a lidar com consumidores 2.0 marcaram presença no evento. O workshop mostrou que o trabalho do Reclame Aqui tem gerado resultados, pois atraiu empresas realmente interessadas em lidar com os consumidores 2.0.

Atingimos o objetivo proposto pelo evento. Orientamos as empresas sobre as vantagens em atender bem seus consumidores e a oportunidade de conquistar aqueles que postam reclamações na web e o resultado vamos conferir em nossa próxima edição.

 

Palestras

‘Empresas com velhos hábitos, Consumidores com novas ferramentas’ foi o tema de abertura do evento ministrada por Ricardo Miragaia, diretor da Miragaia Consultoria. O palestrante apresentou casos pessoais como consumidor insatisfeito, além de casos de sucesso de empresas que o surpreendeu com qualidade de atendimento.

Em seguida, Guilherme Valadares, da FSB BR Digital, falou da importância de uma boa comunicação dos sac’s direcionada aos consumidores além do papel das redes sociais nessa relação.

Ainda pela manhã, os participantes do evento conheceram o trabalho da Promotoria de Combate a Crimes Cibernéticos do Ministério Público de Minas Gerais. Paulo Leonardo Benício  Praxedes, comandante operacional do grupo de combate, falou do planejamento estratégico e treinamentos que o Ministério Público tem feito para capacitar não só a equipe, mas direcionar o trabalho a outros Estados do país. Operações especiais direcionadas ao crime de estelionato no e-commerce e as principais ações foram apresentadas ao público.

Após o almoço, além do caso de sucesso da empresa Fast Shop S/A, apresentada por Alexandre Xavier, os participantes conheceram o SEO do Reclame Aqui,  as novidades do novo layout e novas ferramentas disponibilizadas no site.

 

Lançamento RA

Além de novidades no visual, diretores do Reclame Aqui falaram de como as empresas podem usar os serviços disponibilizados pelo site para manter um bom relacionamento com seu cliente 2.0.

Segundo Diego Campos, diretor do Reclame Aqui, a principal finalidade do site é, além de defender os consumidores, fazer com que as empresas possam se sentir confortáveis em solucionar o problema relatado na reclamação. “O Reclame Aqui possui uma central de atendimento para o suporte do site. Qualquer empresa pode nos notificar sobre reclamações falsas ou postadas para a empresa errada”, explicou em sua palestra.

 

Reclame Aqui

O Reclame Aqui atua como um canal de comunicação entre consumidores e empresas. Seu banco de dados possui cerca de 3,5 milhões de consumidores e 23 mil empresas cadastradas. Diariamente o site recebe cinco mil reclamações de consumidores de diversas localidades do país.

No ar há dez anos, estima-se que mais de 11 milhões de pessoas passaram pelo Reclame Aqui, seja para cadastrar reclamações ou fazer pesquisas sobre a idoneidade das empresas. Atualmente, a média de acesso chega a 3 milhões por mês.


Sobre o Autor

Maurício Vargas
Idealizador e fundador do ReclameAQUI, site considerado protagonista da revolução nas relações de consumo entre empresas e os consumidores no Brasil. Iniciou sua carreira na área de Relacionamento com Cliente em 2001 e, desde então, já falou para mais de 50.000 pessoas em cursos, MBA e eventos nacionais e internacionais sempre com o foco em relacionamento com o cliente e a disruptura do consumidor. Atualmente, Maurício Vargas é presidente do ReclameAqui, CEO do Sapato Laranja - Espaço de Inovação e do O Mediador, plataforma de ODR (Resolução de Conflitos Online).